19 November, 2007

DIREITO TRIBUTÁRIO

A Exceção de Pré-Executividade e o Art. 135 do Código Tributário Nacional

Este artigo visa considerar a possibilidade da exceção de pré-executividade não apenas em matérias de direito público, como inicialmente preconizado pela doutrina, mas também em matérias outras que não impliquem em dilação probatória, especialmente com relação à responsabilidade tributária dos sócios de que trata o art. 135 do CTN. Inicialmente, serão vistas as disposições da Lei de Execução Fiscal, para depois se analisar o instituto da exceção.

O art. 16 da Lei 6.830/80 (Lei de Execução Fiscal) exige a garantia do juízo para oferecimento de embargos à execução [01]. Construção doutrinária e jurisprudencial, não obstante, admite uma defesa peculiar, sem necessidade da garantia do juízo e sem custas processuais, o que se costumou intitular exceção de pré-executividade.

Como exceção de pré-executividade, pode-se entender a defesa sem embargos e sem penhora [02]. É, portanto, a defesa oposta pelo demandado, em sede de execução, sem necessidade da garantia do juízo. O julgado do STJ (com os precedentes), ilustra a situação:

EXECUÇÃO FISCAL. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. ART. 545, DO CPC. EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE. DILAÇÃO PROBATÓRIA. RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS. ARTIGO 135, INCISO III, DO CTN. LEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM. 1. A exceção de pré-executividade para ser articulada, dispensa penhora, posto limitada às questões relativas aos pressupostos processuais; condições da ação; vícios do título e exigibilidade e prescrição manifesta. [...]4. Precedentes: (AG nº 591949⁄RS. Rel. Min. Luiz Fux. DJ. 13.12.2004; AG nº 681784⁄MG, Rel. Min. José Declgado, DJ de 19.09.2005; AGREsp n.º 604.257⁄MG, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJ 24⁄05⁄2004; AGA n.º 441.064⁄RS, Rel. Min. João Otávio de Noronha, DJ 03⁄05⁄2004). 5. Agravo Regimental improvido." (Primeira Turma, AgRg no Ag n. 748.254⁄RS, relator Ministro Luiz Fux, DJ de 14.12.2006.)

Em geral, aceitam-se (inclusive o STJ, como se verifica acima) como oponíveis na exceção de pré-executividade as matérias cognoscíveis de ofício (ou matérias de ordem pública), relativas aos pressupostos processuais e às condições da ação. Vicente Greco Filho [03] divide os pressupostos processuais em objetivos e subjetivos. São pressupostos objetivos: a) o pedido formulado ao juiz; b) citação do réu; c) inexistência de litispendência, coisa julgada, compromisso arbitral, pacto de non petendo (renegar a execução judicial do crédito), dentre outros. São pressupostos subjetivos os relativos ao juiz, à jurisdição, competência e imparcialidade. Ainda, são aqueles ligados às partes, como a legitimidade, capacidade e representação. Moacyr Amaral Santos enumera as condições da ação: interesse, legitimidade e possibilidade jurídica do pedido [04]. Trata-se de uma defesa restrita, pontual e objetiva.

Inviabilizada a dilação probatória, discute-se, em matéria tributária, se é possível opor-se a exceção de pré-executividade no caso previsto no art. 135 do CTN, que prevê responsabilização de terceiros quanto a créditos tributários decorrentes de atos praticados com excesso de poderes ou em contrariedade à lei, contrato social ou estatutos [05]. Posição majoritária nos Tribunais permite inferir o não cabimento da exceção, neste caso, sob o argumento de que, à exigência do caput do art. 135 do CTN, a elisão da responsabilidade se dá quando, comprovadamente, o ato não foi praticado com excesso de poderes ou contrariedade à lei, contrato social ou estatutos. Tal desagravo se faz com base em provas concretas, o que acarretaria dilação probatória e impede a utilização do instituto em comento. Seriam cabíveis os embargos à execução, tão-somente. Além do Recurso Especial 605943/RJ, junte-se igual entendimento do TRF da 3ª Região:

TRF 3ª Região Processo Classe: AG - AGRAVO DE INSTRUMENTO - 298619 Processo: 2007.03.00.036850-0 UF: SP

Relator JUIZ MÁRCIO MESQUITA

Órgão Julgador PRIMEIRA TURMA

Data do Julgamento 11/09/2007

Data da Publicação DJU DATA:04/10/2007 PÁGINA: 363

Ementa TRIBUTÁRIO. PROCESSO CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO FISCAL. EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE. SOCIEDADE LIMITADA. PRESCRIÇÃO. 1. [..] 2. A exceção de pré-executividade, resultado de construção jurisprudencial, é cabível nas hipóteses de falta ou nulidade formal do título executivo. É de ser admitida, também, quando o devedor alega matérias de ordem pública, cognoscíveis de ofício pelo Juiz, tais como os pressupostos processuais e as condições da ação, desde que não haja necessidade de dilação probatória e instauração do contraditório. Mesmo a corrente jurisprudencial que admite com maior largueza o cabimento da exceção de pré-executividade, para além das matérias de ordem pública, vincula a admissibilidade do incidente à prescindibilidade da produção de provas, situação que não se verifica no caso em apreço. 3. [...]. (grifos nossos)

Entretanto, há decisões que aceitam a exceção, desde que as alegações sejam comprovadas de plano, ou seja, mediante prova pré-constituída. Assim, no caso do art. 135, a responsabilidade dos terceiros seria afastada por imediata comprovação. O julgado do TRF da 3ª Região, a seguir, ilustra um típico exemplo:

TRF 3ª Região Processo Classe: AG - AGRAVO DE INSTRUMENTO – 214336 Processo: 2004.03.00.046435-4 UF: SP Doc.: TRF300107852 Relator JUIZA CECILIA MELLO Órgão Julgador SEGUNDA TURMA Data do Julgamento 17/10/2006 Data da Publicação DJU DATA:10/11/2006 PÁGINA: 466 Ementa DIREITO PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO : EXECUÇÃO FISCAL. RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS. EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE ACOLHIDA. CONDENAÇÃO EM HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. CABIMENTO. AGRAVO IMPROVIDO. I - A argüição de ilegitimidade passiva concerne a uma das condições da ação e, neste sentido, é passível de ser oferecida e apreciada por meio de exceção de pré-executividade, sem prévia garantia do juízo da execução. II - Não houve necessidade de dilação probatória, uma vez que restou cabalmente demonstrado, por meio de prova documental, que o agravado ingressou no Conselho de Administração da empresa após o período de constituição do débito exeqüendo. [...] IV - O simples inadimplemento da dívida tributária não enseja a responsabilidade pessoal de terceiros. Para tal, indispensável que fique demonstrado que a obrigação tributária resultou de atos praticados com excesso de poderes ou infração de lei, contrato social ou estatutos, [...] (grifo nosso)

No caso esboçado acima, a exclusão da responsabilidade do sócio se faz de maneira clarividente, por intermédio de prova pré-constituída. Assim, considera-se que a prova pré-constituída não é um alargamento de prazo, o que autorizaria o cabimento da exceção.

O presente artigo acompanha – com as devidas proporções – esta segunda corrente. Com efeito, máxime no estágio atual do processo executório, a exceção de pré-executividade deve ser também admitida nos casos em que não haja dilação probatória. Dilação significa demora, delonga, tardança, vagar; espera, adiamento, prorrogação [06]. Prova pré-constituída é, justamente, uma comprovação de plano, imediata, sem delongas [07]. Foge ao propósito da exceção exigir que, mesmo nos casos em que é manifestamente insustentável a execução do crédito, deva o autor opor embargos à execução, com todos os consectários. Portanto, a despeito de abusos de defesa, é-se favorável à exclusão do sócio mediante exceção de pré-executividade, desde que a alegação seja comprovada de plano, ou seja, sustentada mediante prova pré-constituída.

Miguel Nolasco de Carvalho Neto

advogado e consultor em São Paulo (SP)

 

FONTE: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=10666

21 comentários:

Anonymous said...

It is not my first time to go to ѕee this websitе,
i am vіsiting this web sіtе ԁailly anԁ get рlеaѕаnt fаcts from here everyday.


my web-ѕite ... http://www.urbanminecraft.Net
my web site > http://www.utedix.de/werke/125.JPG.php

Anonymous said...

Hi thеre! Would you mind if I sharе your blog with my facebook group?
There's a lot of people that I think would really appreciate your content. Please let me know. Many thanks

my homepage :: v2 cigs review
Also see my web site - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anonymous said...

Have уou ever thοught abοut аdԁing a little bit more than
just your агtісles? I mean, what уou ѕay iѕ important and all.
However imagіne if уou aԁded somе gгeat gгaphicѕ οr vіdeos to givе your posts
more, "pop"! Youг content іs exсellent
but with images and videos, this webѕitе could dеfinitely be one
оf the most benеficial in its field.
Awesоme blog!

Review my раge ... sunengine.ru
Also see my website - www.classiccars4sale.Net

Anonymous said...

ӏt's difficult to find educated people on this topic, but you seem like you know what you're talking аbout!
Thanks

Αlso visit mу homepage ... Sfgate.com

Anonymous said...

I'm truly enjoying the design and layout of your site. It's a verу eaѕy on
thе eуes which makеs it much moгe enјoуable for
me tο come herе аnd ѵіsit mοre оften.

Diԁ yоu hire оut а deѕigner to cгеate youг theme?
Suρегb worκ!

Stop by my page ... click through the following post
my web page - mouse click the up coming post

Anonymous said...

Very gоoԁ ρost! We aгe linκing tο thiѕ particulaгly
greаt content оn our ѕitе.
Keeρ up the gгeat wгitіng.


My website: http://www.sfgate.com/business/Prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
my site :: mouse click The Next Site

Anonymous said...

Greetings! Very useful advіce within thiѕ
post! It is thе little changes which will make the most signіfiсant changes.
Thanks a lot for ѕhaгing!

Μy web-sіte http://www.xfire.com
my website :: Read More In this article

Anonymous said...

Very nice pоst. I just stumbled upon yоur blog and wanted to say that I've truly loved browsing your weblog posts. In any case I will be subscribing for your rss feed and I am hoping you write once more very soon!

my weblog; www.prweb.com
My web page > just click the following document

Anonymous said...

Nice blog here! Also your websitе lοads up fast!
What ωeb host are you using? Ϲan I gеt youг
affiliate lіnκ to youг hoѕt?
I ωiѕh my website lоaded up as quісkly as yours lоl

mу web page - mouse click the following article

Anonymous said...

Artіcle writing iѕ аlso a fun, іf you be fаmiliar with afterωаrd
yοu can write or еlse it is complicated to write.



my ωeb page; http://phillyclassics.com

Anonymous said...

I've used to smoke a few other brand e-cigs and I need to admit Green Smoke is by far the very best electronic cigarette available on the market!

Look into my site: green Smoke Reviews

Anonymous said...

І'm amazed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that's equаlly educative and amusіng, and
without a ԁοubt, you've hit the nail on the head. The problem is something not enough men and women are speaking intelligently about. Now i'm νегу haρpу I came across this
duгing my hunt for ѕomеthing rеgarding thіs.


Hегe is my blog ... iscte.pt

Anonymous said...

These modern day fitness deviсes arе worn abоut the
waist, pοsitioned apprορrіatе about thе
abs and then making use of ωhat is recognized as electronic muѕсle stimulation.


Visit my wеb page The flex belt reviews

Anonymous said...

If some one desires exρert view аbout running a blоg afterward i recommend him/her to ρay
a quicκ visit this blog, Kеep up the fastidiοus јob.



Fеel fгee to viѕit my weblog ..
. www.Sfgate.Com

Anonymous said...

Thanκ yοu fог the auѕpiсiouѕ
writеup. It іf truth be told ωаs οnce а lеіsuгe аccount it.

Lοok advanceԁ to moгe dеlіveгed аgгeeable from yοu!

Вy the ωay, hoω сould ωe communісatе?


Feеl free tо surf to my wеb-sіtе: kimwork.com

Anonymous said...

Hеllo! I've been reading your website for a while now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Lubbock Tx! Just wanted to mention keep up the great job!

My blog post: http://www.corpuschristifilmsociety.com/

Anonymous said...

Ӏ enjoу looking thrοugh а post that will make pеοple think.
Αlso, thanκ you foг peгmіtting me
to comment!

Chеck out my webρage; http://www.sfgate.Com/business/Prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anonymous said...

I have hаԁ my Greеn smοκe 5 mоnths tоday
аnd my bаtteгy сontinues to bе going гobust!

Thanκs

my web blog; green smoke electronic cigarette review

Anonymous said...

Electro or electric powered remedy may well function in any of the ways.
You will be upset if that is what you are anticipating.


Here is my site - flex mini coupon

Anonymous said...

The rate of the solution is also reasonable. The designed in USB delivers a
great connectivity with the laptop.

Feel free to surf to my web-site ... hockeyindialeague.info

Anonymous said...

You should have knowledge about MCX and NCDEX which are two major part of commodity market and also information about the
products which are comes in it. MCX Bullion Tips service includes precious metals
or in MCX Bullion Tips services we provide MCX Gold Tips and
MCX Silver Tips. The gold shown its traditional role as the only
guard of success during the extraordinary global
success devastation witnessed in 2008.

My webpage; German Binary Robot