16 February, 2006


ACM continua a vetar Bornhausen
e já sugere Paulo Souto para vice


O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) continua a vetar o nome de Jorge Bornhausen (PFL-SC) para ser o candidato a vice-presidente numa chapa com um tucano. Para completar, em várias conversas sempre insinua que Paulo Souto (PFL), atual governador da Bahia, deve ser o nome escolhido. “O duro é que eu daí teria de voltar ao Estado para ser eu próprio candidato a governador”, disse ele ontem.
Paulo Souto é candidato à reeleição em outubro. ACM prefere monitorar a Bahia politicamente a partir de Brasília. A sugestão de que Paulo Souto deveria ser o vice é apenas mais uma forma de pressão para que o nome seja do Nordeste.“O Lula é forte no Nordeste.
Não tem cabimento que o vice seja do Sul ou do Sudeste, pois a cabeça da chapa já será de lá [Serra ou Alckmin]. Nesse caso o Agripino é uma boa opção”, raciocina ACM. “Agripino” é o senador José Agripino (PFL-RN), um dos mais cordatos políticos pefelistas, com trânsito em todas as alas da sigla.
Desde que voltou a Brasília reeleito senador, ACM vem acumulando poder novamente. Ele havia renunciado ao mandato em 30 de maio de 2001 para não ser cassado, por conta do escândalo da violação do painel eletrônico de votação do Senado. Agora, dificilmente uma decisão do PFL passa sem a anuência do baiano.
Outro característica de ACM é ser um dos amigos mais íntimos do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), presidente nacional dos tucanos. Em resumo, depois de quase ter sido obrigado a se aposentar durante os anos de FHC no poder, ACM, 78 anos, está recuperando força política exatamente durante o reinado federal do PT.

0 comentários: